Vivam o máximo a alegria, contanto que não cometam pecado.
São João Bosco.
Mês: janeiro 2014
Mensagem do dia (30/01/2014)
Duma palavra à outra
o que digo desvanece-se.
Sei que estou vivo
entre dois parênteses.Octavio Paz.
Mensagem do dia (29/01/2014)
É sem dúvida mais fácil enganar uma multidão do que um só homem.
Heródoto.
Mensagem do dia (28/01/2014)
A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.
São Tomás de Aquino.
Mensagem do dia (27/01/2014)
Ainda que estejas só, não digas nem faças o mal: aprende a te envergonhares de ti mesmo muito mais do que dos outros.
Demócrito.
Mensagem do dia (26/01/2014)
Que pescaria admirável a do Salvador! Admirai a fé e a obediência dos discípulos. Como sabeis, a pesca exige uma atenção ininterrupta. Ora, no meio da sua labuta, eles ouvem o chamamento de Jesus e não hesitam um instante; não dizem: “Deixa-nos ir a casa falar com a nossa família”. Não, eles deixam tudo e seguem-n’O, como Eliseu fizera com Elias. Esta é a obediência que Cristo nos pede, sem a menor hesitação, mesmo que necessidades aparentemente mais urgentes nos pressionem.
São João Crisóstomo.
Mensagem do dia (25/01/2014)
Já o perseguidor se transformou em pregador, o lobo em ovelha, o inimigo em defensor. Paulo aprende o que deve fazer: se ficou cego, se a luz do mundo lhe foi subtraída durante um certo tempo, foi para que no seu coração brilhasse a luz interior. A luz é retirada ao perseguidor para ser dada ao pregador; no próprio momento em que não via nada deste mundo, viu Jesus. É um símbolo para os crentes: aqueles que crêem em Deus devem fixar n’Ele o olhar da sua alma sem ter em consideração coisas exteriores.
Santo Agostinho.
Mensagem do dia (24/01/2014)
Você não pode imaginar que prazer Deus tem em ouvir as orações que Lhe são feitas pelos corações que O amam.
São Francisco de Sales.
Mensagem do dia (23/01/2014)
Em parte alguma a transcendência fala de maneira direta, ninguém a tem diante de si, ela não se deixa captar. Deus não fala senão através da nossa liberdade.
Karl Jaspers.
Mensagem do dia (22/01/2014)
Uma vez que Deus é perfeito ao amar o homem, o homem deve ser perfeito ao amar seu próximo.
São Vicente Pallotti.
Mensagem do dia (21/01/2014)
A santidade não é uma aventura cujo desenvolvimento se possa seguir como se assiste a um espetáculo; a santidade é “perder a vida”.
Pierre Blanchard.
Mensagem do dia (20/01/2014)
A vida é um novelo que alguém emaranhou.
Fernando Pessoa.
Mensagem do dia (19/01/2014)
Aquele para Quem o caminho estava a ser preparado Se deixa ver: de agora em diante, Ele oferece-Se ao nosso olhar. A natureza do acontecimento pede outra expressão; é preciso dar a conhecer Aquele que já lá está, explicar porque é que Ele desceu dos céus e veio até nós. É por isso que João declara: “Eis o Cordeiro de Deus”.
São Cirilo de Alexandria.
Mensagem do dia (18/01/2014)
Nenhuma raça prospera se não aprende que há tanta dignidade em cultivar o campo com em compor um poema.
George Washington.
Mensagem do dia (17/01/2014)
Antes de tudo o mais, orai ininterruptamente sem jamais desanimar, e dai graças a Deus diante de tudo o que vos acontecer.
Santo Antão.
Mensagem do dia (16/01/2014)
Se tens raciocínio e coração, mostra apenas um deles.
Friedrich Hölderlin.
Mensagem do dia (15/01/2014)
De nada vale tentar ajudar àqueles que não ajudam a si mesmos.
Confúcio.
Uma resposta católica a Gregório Duvivier
O texto abaixo foi escrito como réplica a texto publicado no site do jornal Folha de São Paulo, escrito pelo colunista Gregório Duvivier
(http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/2014/01/1396869-pessimo-mau-gosto.shtml).
Autor: Daniel Pires.
Vou ser o mais sucinto possível porque não gosto de perder tempo com subcelebridades que pegam carona na moda covarde do momento: malhar os verdadeiramente oprimidos. Não poderei ser tão sucinto quanto desejo porque mentiras são difíceis de se desarmar, ao passo em que mentir é extremamente fácil.
Tanto Galileu quanto Giordano Bruno não foram condenados por suas teses científicas, mas por heresias derivadas de suas conclusões. As autoridades da época tinham pouca tolerância com quem desrespeita o sagrado e achavam que era aceitável se livrar de maneira definitiva de quem fosse considerado herege, já que isso poderia fazer com que a ira de Deus recaísse sobre a sociedade. Entende-se por “herege”: “chato que quer fazer a Mancha Verde torcer para o Corinthians”. É um tipo especial de chato que quer acabar com a unidade de um grupo. Ele não se contenta em se desassociar de uma determinada instituição com a qual já não tem mais compatibilidade. Ele quer continuar participando do grupo e falar em nome dele. Ou seja: Não há como ser herege fora da Igreja. O sujeito tem que se dizer católico e agir de maneira contraditória aos dogmas romanos. A toda instituição se reserva o direito de excluir dissidentes. Mas a ÚNICA instituição a quem se nega covardemente tal direito é a Igreja.
De tal modo, cabia (como ainda cabe) à Igreja determinar se alguém era herege ou não. Caso se verificasse a hipótese de heresia, quem tomava as providências cabíveis eram os representantes do poder local. Você poderia até criticar tal conduta, mas tropeçaria no relativismo cultural próprio da ideologia esquerdista de que todas as culturas têm valor igual e os povos têm autodeterminação. Perguntaríamos: A cultura europeia vale menos? O fato de que Giordano Bruno foi queimado vivo por autoridades europeias é errado? De acordo com qual código moral OBJETIVO? Você tem algum para nos apresentar? Por que você defende o direito ao aborto mas é contra queimar pessoas vivas? O feto é menos humano que o condenado?
Galileu, que tal qual grama, vive na boca imunda dos equinos (por opção), morreu católico, jurando fidelidade e amor à Igreja. Será que você viu algo que ele não viu? Porque a “vítima” aqui no caso era ele. Por que se condói a favor de quem sequer concorda com seus delírios? Ele inclusive não chegou a comprovar sua tese – Não derrubou a paralaxe estelar, hipótese mais aceita na época. É muito fácil concluir hoje, no século 21, depois que a história se desenrolou, que Galileu estava correto. Não era o caso na época.
Quanto ao sacerdócio de mulheres, o que você tem a ver com isso? Entra na Igreja quem quer. A Igreja é uma instituição PRIVADA com regras próprias. Se formos no reino da kibação, aka HQ do Porta dos Fundos, pedir para que aceitem católicos tradicionais e conservadores em seu quadro de humoristas, vocês fariam isso? Certamente que não. Mais uma vez verificamos a crença estapafúrdia de que todas as instituições podem se autogovernar, menos a Igreja. E nós é que somos opressores?
O mesmo cabe dizer quanto a métodos contraceptivos: Alguém é forçado a ser católico? Você teria essa pachorra de querer zombar de muçulmanos por não consumirem bacon? Faça isso, mas aumente significativamente sua “corajosa” audácia e vá fazê-lo no Irã. Não critique a religião aqui, no ocidente salvo pelos católicos nas cruzadas, em Lepanto, em Malta. Faça-o por lá. Vamos ver quanto tempo você dura.
Ou melhor ainda, faça-o onde não há religião alguma senão a estatolatria positivista que você tanto gosta: vá para a Coreia do Norte fazer piada com Kim Jong-Un.
Ao que tudo indica, você se considera superior aos fetos deficientes ou frutos de estupro. Só faltou justificar: Por que você seria melhor que eles? Acaso não são humanos? E se são, com que autoridade você não só tenta negar seus direitos humanos, universais por natureza, como ainda quer repreender quem reconhece a dignidade da mais indefesa das classes? Seu utilitarismo vê as pessoas como ferramentas: Se não servem mais, que sejam abortadas, eutanasiadas. Descartadas. E enche a boca para falar de amor entre indivíduos do mesmo sexo? O que você entende de amor? Desde quando quem ama é homicida? Acha que amor é tratar um ao outro como um boneco inflável? O seu “amor” é um conceito abstrato e meloso utilizado para dar ares de pretensa superioridade ao seu discurso. Não resiste a um olhar mais minucioso sem se provar falso.
Nós, “opressores”, do outro lado, somos os abolicionistas de nossa época. Pedimos que se respeite a vida e nossa individualidade. Que absurdo, não? Quanto a você et caterva, a história relegará aquele que discrimina uma pessoa por ser doente ou estar dentro da barriga ao patamar dos escravagistas. A história pune, quando o ambiente acadêmico não está viciado por ideologias políticas.
Por fim, termino dizendo que você não é um humorista, mas uma mera prostituta. Seu último parágrafo o expõe – não somente como um mercenário, mas como um ignorante que fala do que não entende. Um estudo de teologia aprofundada, muito além do repressivo ambiente acadêmico brasileiro, faria muito bem para sua alma morta e cínica.
P.S.: Células-tronco embrionárias são um sumidouro de bilhões que nunca rendeu resultados significativos, só aberrações. Já as células-tronco adultas, apoiadas pela Igreja… (http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/10/nobel-de-medicina-premia-cientistas-por-trabalho-com-celulas-tronco.html)
Mensagem do dia (14/01/2014)
Todas as pessoas que já passaram por este mundo um dia tiveram a necessidade de serem totalmente compreendidas e amadas no fundo de seu ser. E essa é uma necessidade que somente Deus pode preencher.
Peter Kreeft.
Mensagem do dia (13/01/2014)
Peço-te, Pai Santo, Deus Todo-Poderoso, conserva intacto o fervor da minha fé e, até ao último suspiro, concede-me conformar a minha voz às minhas convicções profundas.
Santo Hilário de Poitiers.
Mensagem do dia (12/01/2014)
A fonte inalcançável, da qual brota a vida para todos os homens e que não tem fim, foi oculta por águas pobres e efêmeras. Aquele que está presente em toda a parte, que de parte alguma Se encontra ausente, Aquele que é inalcançável pelos anjos e que é invisível aos homens, recebe o batismo por Sua vontade.
Santo Hipólito.
Mensagem do dia (11/01/2014)
O homem moderno inverte a ordem dos problemas. Sobre a educação sexual, por exemplo, todos pontificam. Entretanto, quem se preocupa com a educação dos sentimentos?
Nicolás Gómez Dávila.
Mensagem do dia (10/01/2014)
Toda a doutrina social que visa destruir a família é má, e para mais inaplicável. Quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo final não é o indivíduo mas sim a família.
Victor Hugo.
Mensagem do dia (09/01/2014)
O mal e seu castigo são inseparáveis.
Georges Bernanos.
Mensagem do dia (08/01/2014)
Quando rezarmos pelos outros, nossa intenção deve ser sempre pelo que for realmente o melhor para eles, não por aquilo que nós achamos que seja bom para eles, ou mesmo o que eles possam desejar… Deixemos que Deus decida o que for o melhor.
Padre Jerome Bertram.
Mensagem do dia (07/01/2014)
O Rei do Céu há de me abrir caminho melhor: Ele próprio é meu caminho.
São Raimundo de Penaforte.
Mensagem do dia (06/01/2014)
Eu te procurei tal qual os três reis magos
Que caminhavam através de mares e desertos,
Até que um dia uma estrela enviada por ti mesmo
Me trouxe até a tua inefável presença.
Não posso te ofertar o ouro, o incenso e a mirra:
Ofereço-te a minha alma que tu mesmo criaste,
Ofereço-te a minha aridez e o meu pecado.
Ilumina agora e sempre todos os que te procuram
E todos aqueles que acreditam no teu fim.
Angústia e escuridão dominam o homem
Porque tu ainda não deste a volta ao mundo.Murilo Mendes.
Mensagem do dia (05/01/2014)
Com os Reis Magos tem início a peregrinação da humanidade rumo a Jesus Cristo: rumo àquele Deus que nasceu num estábulo, que morreu na cruz e, Ressuscitado, permanece conosco todos os dias até ao fim do mundo.
Papa Bento XVI.
Mensagem do dia (04/01/2014)
Ponha seu coração aos pés de Cristo. É o presente que Ele mais ama.
Santa Isabel Ana Seton.
Mensagem do dia (03/01/2014)
O Nome de Jesus não desaparecerá dos meus lábios; se isto fosse possível, continuaria inextinguível em meu coração.
Santo Inácio de Antioquia.
Mensagem do dia (02/01/2014)
O próprio Filho de Deus, que existe desde toda a eternidade, o Invisível, o Incompreensível, Incorpóreo, Princípio que procede do Princípio, a Luz nascida da Luz, a Fonte da vida e da imortalidade, a Expressão do Arquétipo divino, o Selo inamovível, a Imagem perfeita, a Palavra e o Pensamento do Pai, vem em ajuda da criatura feita à Sua imagem, e por amor do homem Se faz homem. Para purificar aqueles de quem Se tornou semelhante, assume tudo o que é humano, exceto o pecado.
São Gregório de Nazianzo.
Mensagem do dia (01/01/2014)
Será dito: a Virgem é mãe da divindade? A isso respondemos: o Verbo vivente, subsistente, foi engendrado pela mesma substância de Deus Pai, existe desde toda a eternidade… Mas no tempo ele se fez carne, por isso se pode dizer que nasceu de mulher.
São Cirilo de Alexandria.